Breve Histórico do GT de Ensino

    O Grupo de Trabalho de Ensino da AGB-Niterói, inicialmente intitulado Comissão de Ensino da AGB-Niterói, teve inicio nos anos 2000, entretanto desse período até o início de 2003, a Seção carece de documentação com informações mais precisas sobre o funcionamento e realização de atividades.

    Durante o ano de 2003, o GT centrou sua atuação em duas atividades: 1º) a sistematização das informações sobre o ensino de geografia e as escolas públicas do município de São Gonçalo e 2º) A leitura do livro A Geografia  - isso serve, em primeiro lugar para fazer a guerra, de Yves Lacoste.

Em relação às informações foi feito no período:

  • Cadastro das escolas públicas (municipais e estaduais) e particulares do município de São Gonçalo, com endereço, telefone, níveis e modalidades de ensino. No ensino fundamental e médio, em São Gonçalo, há 68 escolas públicas municipais, 111 escolas públicas estaduais e 276 escolas particulares.
  • Dados do Censo Escolar de 2002, por escola, da rede pública municipal de São Gonçalo: matrícula, turmas, funções docentes, equipamentos, dependências, infra-estrutura, indicadores educacionais (alunos por turma, x. aprovação/reprovação, etc) e programas dos quais a escola participa (livro didático, merenda, transportes).  Esses dados já foram digitados em planilhas do Excel e transformados em gráficos.
  • Plotagem, num mapa de São Gonçalo, de todas as escolas públicas municipais e estaduais e analise do padrão de distribuição espacial.
  • Endereço, data de fundação e cursos oferecidos em Instituições de ensino superior em São Gonçalo.  Em 1990 havia apenas duas Instituições: a Faculdade de Formação de Professores da UERJ e a ASOEC (atual Universo). Em 2003 já existem 06 Instituições: além da FFP-UERJ e da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), a Faculdade Paraíso (FAP), o Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira (ISAT), a Faculdade da Cidade de São Gonçalo (FACI) e o Centro de Educação Tecnológica São Gonçalo (CETESG). 
  • Estatísticas educacionais do município de São Gonçalo do ano de 1990, do Plano Diretor.  A intenção foi verificar a evolução dos indicadores educacionais na década de 90.
  • Dados populacionais do município de São Gonçalo dos censos de 1991, 1996 e 2000 do IBGE e de outros anos da Fundação CIDE.  A intenção foi apurar a evolução da população escolarizável na década de 90.  Entretanto, as faixas de população do IBGE (0-4 anos, 5 e 6 anos, 7 a 9 anos) não correspondem às faixas etárias por nível de educação (educação infantil:  0 a 6 anos, ensino fundamental:  7 a 14 anos, ensino médio:  15 a 17 anos).  Assim, tentando levantar estes dados populacionais com o objetivo de confrontar a evolução da população escolarizável com a evolução das matrículas nas escolas públicas.

            Foi iniciado um texto que reunia estas informações para ampla divulgação e para acompanhar os dados educacionais do município de São Gonçalo, sendo chamado de CENSO ESCOLAR DA GEOGRAFIA. A proposta principal era estabelecer o diálogo com os professores das escolas municipais de São Gonçalo. Para isso, tencionava-se realizar uma palestra e a montagem de um questionário, através do qual se pretendia investigar a realidade destes professores, transformando os seus dados em tabelas para fazermos as devidas análises, identificando a situação geral.  Posteriormente tencionou-se levar esse trabalho para outros municípios.

    Um segundo objetivo foi chamar a atenção dos professores em exercício a participar das discussões semanais desenvolvidas na FFP. Esta seria uma maneira de comunicar aos professores a preocupação da AGB em discutir às questões relacionadas à escola pública e ao ensino de Geografia e apontando que a entidade mantém um grupo com compromisso de estar sempre atento ao questionamento sobre a educação geográfica. Paralelamente, fez-se desenvolvimento de leituras de outros textos, além de Lacoste, para ampliar a nossa base teórica a fim de compreendermos, com mais visibilidade, a geografia no cotidiano escolar e como o conhecimento acadêmico chega ao professor.

    Essas atividades duraram até meados de 2005. A partir de 2006, em função da saída de alguns associados e a falta de uma renovação dos quadros o GT passou um período de paralisia, sem a realização de atividades até 2010.

    Desde 2010 o GT vem atuando ativamente, conseguindo manter uma dinâmica de reunião mensal, na FFP, e concentrando as atividades na analise/reflexão sobre a política educacional brasileira, orientado pelo contexto de desenvolvimento do ensino de geografia na educação básica e da formação de professores.

    Foram realizadas atividades de debate na FFP/UERJ e na UFF, em 2011, tendo-se como pano de fundo a política educacional estadual e a prática docente. A partir das reflexões coletivas realizadas nas atividades nos encontros Estadual de Professores 2011, Fala Nacional 2011 e ENG 2012, foi construído um texto-documento – que será publicado na Revista Terra Livre em 2013 – contendo: analise de conjuntura; avaliação das políticas educacionais sobre a precarização da educação pública e do trabalho docente (envolvendo as ações articuladas da política de controle da escola/dos professores pelo currículo e pela avaliação externa); e princípios da construção de outra política educacional com proposta de agenda de organização e de luta para o GT Ensino da AGB. Ressaltando que – “esta agenda de ação deve se articular como uma MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELA VALORIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE E CONTRA A PRECARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA”.1

    A articulação nacional está inclusa nas ações do GT para 2013/2014, dentre a realização de oficinas de formação e debate do texto-documento, além do estudo dos documentos referente às políticas educacionais.

1Trecho do texto para publicação na Revista Terra Livre.

 

Informes do GT de Ensino

AGENDA DOS GTs

GT Ensino de Geografia

31/01/2020

Horário: 18h às 20h

Local: FFP/UERJ - Faculdade Formação de Professores
sala 503B bloco C
R. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo
 

============================

GT Relações Raciais e Interseccionalidades

07/02/2020

Horário: 17h30 às 20h

Local: UFF - Instituto Geociencias sala 509-A 5ª andar
AV. General Milton Tavares de Souza s/nº Campus da Praia Vermelha - Boa Viagem/Niterói

============================

GT AGRÁRIA

??/??/2020

Horário: 18h às 20h

Local: FFP/UERJ - Faculdade Formação de Professores
sala 503B bloco C
R. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo
 

 

agbniteroi © 2020 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode