Relato das Atividades do GTAgrária em Setembro/2019

20/09/2019 23:49

Relato das Atividades do GTAgrária em Setembro/2019

 

O GTAgrária das AGBs Rio e Niterói vem se reestruturando, com a agregação de novos integrantes nos últimos meses.

Como já havíamos relatado anteriormente, no final do ano passado submetemos um projeto ao CNPq para obter financiamento para custear as despesas dos trabalhos de campo, uma vez que as Seções Locais têm dificuldade de caixa para apoiar tais atividades e os recursos que o GT tinha (proveniente de outro projeto do CNPq de 2011) se esgotaram. O projeto foi aprovado, mas o recurso ainda não foi liberado e não há previsão para tal.

Assim, os gastos realizados neste ano estão sendo custeados pelos próprios integrantes do GT, no aguardo da liberação dos recursos.

Neste ano de 2019 realizamos         cinco trabalhos de campo no Quilombo da Baía Formosa (QBF), em Búzios, conflito em que fomos convidados a intervir pelo Núcleo de Assessoria Jurídica Mariana Crioula, para ajudar no mapeamento participativo. Já elaboramos diversos  mapas para subsidiar a negociação em torno das reivindicações fundiárias da comunidade e uma linha do tempo com objetivo de reconstituir a trajetória das famílias.  Também realizamos uma série de entrevistas que estão sendo transcritas, dentro da perspectiva do desenvolvimento da cartografia social do QBF.

Continuamos acompanhando também os conflitos da Barragem do Guapiaçu e do Porto do Açu.

No caso do Guapiaçu o GT contribuiu com o Projeto de Extensão Memórias das Lutas pela Terra no Rio de Janeiro, desenvolvido em conjunto pela UFRRJ, a UERJ e a UFF. Nos dois últimos anos foram realizadas formações com os professores das redes municipal e estadual de Cachoeiras de Macacu e este ano concluímos a elaboração de um livro paradidático infanto-juvenil e um jogo didático, mas os materiais não foram impressos em função da crise por que passa o município.

No caso do Açu realizamos este ano um trabalho de campo devolvendo para a comunidade um mapa elaborado ano passado com a demolição das casas e a improdutividade da terra controlada pela Prumo Logística no Açu. Também desenvolvemos gestões junto à Assembleia Legislativa visando a revisão dos decretos que desapropriaram as terras para instalação do porto e que até hoje estão em sua maior parte sem uso efetivo, ao passo que a maioria dos agricultores não recebeu indenização pelas terras.      

Também estamos dando continuidade à preparação de um livro que compila o conjunto de trabalhos realizados pelo GT ao longo dos últimos dez anos. 

Também propusemos uma Mesa Redonda para o próxima ENG, para tratar dos grandes projetos de desenvolvimento e desastres ambientais, que foi encaminhada pelas Seções Locais e aprovada na última RGC. 

Por fim, no dia 13 de julho realizamos no Armazém do Campo do Rio de Janeiro, em parceria com o MST, um debate com o lançamento da edição deste ano do Caderno Conflitos no Campo Brasil da CPT.

Continuamos à disposição das Locais para a realização de debates e trabalhos de campo como parte do calendário de atividades das Locais.  

 

Grupo de Assuntos Agrários das AGBs Rio e Niterói

Rio de Janeiro/Niterói, Setembro de 2019

  

 

 

Voltar

 

 

Contato

AGB Niterói
Sede: Instituto de Geociências – UFF
sala Professora Martha Ramscheid -3º andar

Av General Milton Tavares de Souza, s/nº
Campus da Praia Vermelha
Boa Viagem - Niterói – RJ
CEP. 24.210-340

agbniteroi © 2020 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode