Posicionamento da AGB na audiência sobre a BNCC - 11/09/17 - Brasilia

14/11/2017 23:06

A Associação dos Geógrafos Brasileiros vem mais uma vez se colocar contra o processo de aprovação da BNCC que está em curso. A BNCC não resolverá os problemas da educação brasileira, na verdade reforçará a precarização que já ocorre nas diferentes regiões do país. A BNCC serve aos grupos privados, ao empresariado que enxergou na educação um “tesouro a descobrir”, uma fonte de lucros. Fundação Lemann, Itaú-Unibanco, etc. Eles já estão presentes em diferentes projetos nas Secretarias de educação de diversos estados brasileiros e agora através da BNCC e da reforma do ensino médio se consolidam nacionalmente. 
Sobre o processo:
Falam em processo democrático de construção da Base, mas a verdade é que não há democracia, a base já está fechada. As Audiências Públicas foram engodos. 
• O CNE, que teve sua composição alterada nesse processo, como está hoje funciona como um aparelho da hegemonia desses grupos privados.
• A própria propaganda do MEC fala que a Base já foi construída. 
• O Movimento pela Base, a UNDIME e o CONSED (proponentes da BNCC) já elaboraram Apostilas e Cursos de Formação para implementação da BNCC destinados aos gestores das escolas públicas.
• A BNCC já se apresenta como diretriz para políticas futuras do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O Edital 2019 do livro didático, 1º ao 5º ano já consta a BNCC como critério de avaliação

Sobre a Geografia
• A geografia da BNCC não contempla a construção de um conhecimento crítico sobre o mundo. 
• A BNCC não respeita as geografias construídas no chão da escola, construída por professoras e professores que tem na sua prática cotidiana formas de construir leituras críticas e visões contra-hegemônicas de mundo."

 

Veja o Vídeo: (https://www.facebook.com/agb.niteroi.1981/videos/vb.1103763882991262/1632228536811458/?type=2&theater)