Contra a exclusão da obrigatoriedade da Geografia no Ensino Médio

19/03/2017 13:35

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue.

 

As alterações recentes, quanto ao Ensino Médio, na Lei nº 9.394 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, não esclarece quanto à obrigatoriedade do ensino de Geografia neste nível de ensino. A ausência desta disciplina prejudicará a formação dos estudantes não só no que se refere à leitura de mundo em articulação com o seu contexto, mas também, principalmente, à sua formação cidadã. 
 
Em um mundo cada vez mais degradado ambientalmente, a cidadania necessita ser construída a partir do entendimento do lugar de pertencimento em relação aos fenômenos globais. Assim, a disciplina de Geografia proporciona a compreensão da relação entre sociedade e natureza no mundo que construímos, que não consegue ser abordada em outras áreas. Podemos relembrar da antiga disciplina de Estudos Sociais que surgiu durante o período de ditadura em nosso país, que prejudicou tanto a formação dos docentes daquela época, quanto toda uma geração de estudantes que foi privada do direito ao conhecimento geográfico da sociedade com a qual convivia. Considerando o regime democrático do nosso país atualmente, é inaceitável a retirada da disciplina de Geografia do nível de ensino médio porque caracteriza um retrocesso na oferta de conhecimentos necessários aos estudantes na atualidade. 
 
Concordando com a argumentação exposta, subscrevo meu apoio à luta pela permanência do ensino de Geografia no currículo escolar em todos os níveis do ensino básico.

 

Assine aqui: https://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR97865

Movimento Pelo Ensino de Geografia

https://www.facebook.com/Pelo-Ensino-de-Geografia-213251792483616/

Voltar

 

 

Contato

AGB Niterói
Sede: Instituto de Geociências – UFF
sala Professora Martha Ramscheid -3º andar

Av General Milton Tavares de Souza, s/nº
Campus da Praia Vermelha
Boa Viagem - Niterói – RJ
CEP. 24.210-340

agbniteroi © 2020 Todos os direitos reservados.

Crie um site gratuitoWebnode